Utilizando RaspberryPI como dashboard para a sua startup (Ruby, Dashing e Sinatra)

29 março Postado por: Warlley Rezende
3 Flares 3 Flares ×

Nossa intenção com RaspberryPI foi colocar um dashboard com informações e métricas da nossa plataforma de gerenciamento, o ÁgilSocial. Utilizamos uma biblioteca Ruby existente chamada Dashing. Basicamente uma app Sinatra que possibilita a geração de widgets personalizados.

Mas o que é?

RaspberryPI é um computador em uma única placa com o incrível tamanho de um cartão de crédito, foi desenvolvido no Reino Unido com a intenção de promover o ensino de computação básica nas escolas.raspberrypi 300x248 Utilizando RaspberryPI como dashboard para a sua startup (Ruby, Dashing e Sinatra)

Fabricado pela Newark element14 o RaspberryPI é vendido por $35 dolares, cerca de $80 reais. Porém pra você que mora no Brasil a coisa não é tão simples quanto parece, pelas altas taxas de importação ele pode chegar a dobrar o preço somado ao valor do frete.

Uma alternativa é comprar no Brasil mesmo, apesar do preço ainda alto você recebe o seu “credit-card-computer” em poucos dias e já pode começar a testar. Essa foi a alternativa escolhida por nos aqui na iBody, pela ansiedade de “brincarmos” logo com o RaspberryPI optamos por comprar no Mercado Livre e pagamos o valor $x, com mais $x para o frete da encomenda.

Adquirimos o Raspberry model B, acredito que o model A foi descontinuado pois conta com apenas 256 MB de memória enquanto o modelo B tem 512MB. Então fique atento quando for adquirir o seu Raspberry. Abaixo algumas especificações do modelo B:

Instalação

Como nossa intenção era rodar uma aplicação usando Ruby, precisávamos instalar uma versão do Linux compatível com o Raspberry. Optamos pela Raspbian, uma distribuição Linux baseada no Debian, baseado nas pesquisas que fizemos essa “distro” se mostrou com bastante suporte da comunidade.

Para realizar essa instalação você vai precisar de um cartão SD, recomendamos o uso de um cartão de 8GB, mas se você tiver um cartão de 4GB irá servir. Para realizar a instalação você vai precisar da imagem

  1. Tópico de instalação
  2. Tópico sobre o Dashing
  3. Case do ÁgilSocial

Autor

Warlley Rezende ver postagens