Startup Weekend BH: Como criar uma startup em 54 Horas? (Experiência garantida)

19 setembro Postado por: Felipe Martins
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Olá Pessoal,

Essa é a minha experiência de como montar e validar uma startup adquirida no STARTUP WEEKEND BH realizado neste último final de semana (27, 28 e 29 de setembro). Apesar de ter me sentido o JACK BAUER por 54 HORAS, parabenizo a minha equipe da TRIPMONSTER.CO e aos organizadores do evento #SWBH. Espero estar nos próximos encontros também. Contarei em 3 episódios como foram as 54 horas do evento.

1 DIA – Escolha das idéias e dos times

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“Seja diferente, na dificuldade mande um Moon Walk do Michael Jackson na frente de todos e siga em frente. Lembre-se de ser um louco consciente!” BERNARDO PORTO – DESKMETRICS

Para quem não conhece, o programa Startup Weekend é uma iniciativa global sem fins lucrativos vinda dos Estados Unidos, onde o principal objetivo é formar times distintos que tenham uma ideia em comum e que estejam em imersão total durante 54 horas em prol da inovação. Tudo isto foi apresentado muito bem por um dos organizadores do evento, ROBERTO MASCARANHAS de Brasília.

Logo após a apresentação do Roberto, foi a vez de todos os empreendedores apresentarem as suas ideias para as 140 pessoas presentes no evento. Em seguida, cada participante votou na ideia que mais chamou a sua atenção.

Os líderes das startups acima tiveram que recrutar um time de até 6 pessoas. O ideal era que este time fosse misto, ou seja, ter desenvolvedores, designers e profissionais de marketing/negócios. E é aí que está o grande DESAFIO, se identificar com a ideia do líder, saber como poderíamos tornar essa ideia em produto, com uma equipe desconhecida e conseguir entregá-la pronta no fim das 54 horas. Isso será possível? Criar um produto em 54 horas? Vamos ver como será os próximos passos do evento logo abaixo.

2 DIA – Trabalhar insanamente na startup: TripMonster.co

 Startup Weekend BH: Como criar uma startup em 54 Horas? (Experiência garantida)

“Foque nos 3 itens: Proposta de valor, segmento de clientes e modelo de aquisição. Veja se é atraente e PIVOTE se for preciso” LEANDRO FARIA - PROCUREIT

Neste dia realizamos um encontro rapidamente logo após o coffe break, para definir quais tarefas teríamos que realizar para chegar no último dia com o MVP (Produto Mínimo Viável) da nossa Startup: www.tripmonster.co. Neste encontro foi definido os seguintes passos:

  1. # Entender o que está na cabeça do empreendedor  (líder da equipe): na parte da manhã fizemos um brainstorm em cima do modelo descrito pelo empreendedor.
  2. # Delegar responsabilidades para o lançamento: separamos as tarefas entre os profissionais do grupo e estipulamos uma meta para entregar todas as etapas abaixo até o final do dia.
  3. # Levantar todas as Hipóteses:
    • O usuário/viajante tem dificuldades de planejar e/ou executar o que foi planejado?
    • Se sim, quais são problemas encontrados por este viajante?
    • Como poderíamos resolver os problemas deste usuário/viajante?
  4. Validar todas as Hipóteses:
    • Pesquisa de validação do PROBLEMA/MERCADO com foco no planejamento e execução de viagens conforme o roteiro do usuário.
    • Pesquisa de validação do PROBLEMA/USUÁRIO com foco nos problemas encontrados pelos usuários e o que poderíamos fornecer para ajudá-lo no planejamento/execução da próxima viagem.
  5. Definir o nosso modelo de negócios – Business Model Canvas

A ideia agora tomou forma, mas ainda há muito trabalho pela frente e nos falta apenas  15 horas. Agora é correr contra o tempo! Será que conseguiremos?

3 DIA – Lançar o MVP e o PITCH do produto

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“O que foi feito no final de semana? Apresente isto no seu PICTH! O STARTUP WEEKEND é para isto, você vem aqui aplica todo conhecimento de LEAN STARTUP e aproveita para pegar algumas dicas com os mentores…” YURI - ACELERADORA

O último dia foi destinado ao lançamento do nosso MVP e a apresentação do PITCH para banca de jurados do evento. Nesta fase surgiram várias dúvidas da minha equipe, e uma delas era saber se precisaríamos entregar o sistema pronto para o lançamento. Vimos então que o MVP pode ser muito mais simples do que parece, pois com ele não será necessário perder meses de trabalho para lançar e validar uma ideia. Pensando nisto, aderimos uma estratégia de lançamento sem desenvolver nada de código do nosso sistema. Para isto, utilizamos as seguintes etapas para validar o nosso modelo:

  1. # Vídeo de Lançamento: Criamos um vídeo demonstrando quais problemas do mercado gostaríamos de resolver. Para isso utilizamos uma linguagem simples e direta. Também foi empregado nesta fase: Google, Keynote e Camtasia. Segue o vídeo de lançamento:
  2. # Criação da Landing Page: Essa peça foi utilizada para atrair os potenciais clientes que utilizariam o nosso aplicativo. Nesta página, colocamos uma frase, alguns elementos relacionados a marca e o vídeo de apresentação da nossa startup. Utilizamos nesta etapa: HTML, CSS, JS, API FACEBOOK e INTEGRAÇÃO COM O GOOGLE DOCS. Acesse: http://tripmonster.coScreen Shot 2013 10 01 at 6.28.21 PM e1409344317358 Startup Weekend BH: Como criar uma startup em 54 Horas? (Experiência garantida)
  3. # Criação da Pesquisa – Validação de Modelo: Consideramos essa etapa uma das mais importantes até o momento, pois podemos validar as nossas hipóteses e analisar todos os resultados em poucos cliques. Utilizamos nesta fase, o nosso cérebro, criatividade e a plataforma Google Docs.Screen Shot 2013 10 01 at 6.44.11 PM Startup Weekend BH: Como criar uma startup em 54 Horas? (Experiência garantida)
  4. # MVP do PRODUTO

E agora quais são os próximos passos? A TRIPMonster.co está no processo embrionário, assim como as outras startups também estão. Acredito que agora depois do evento, cada equipe que saiu do SWBH está munida de informações, sugestões e críticas para evoluir o modelo de negócio. Pensando nisto, listo aqui os próximos passos que a TRIPMONSTER.co irá executar e que talvez te ajude a seguir com a sua startup também:

  1. Correr atrás dos nossos EARLY ADOPTERS (usuários mais avançados do aplicativo) para validar o nosso modelo com mais precisão. Como posso encontrar esses caras? No nosso caso acredito que esses usuários estão presentes nas agências de viagens, fóruns de discussão relacionados a viagens, grupos no facebook e dentre outras.
  2. Selecionar uma cidade de destino para fazer o nosso lançamento oficial. Podemos escolher LAS VEGAS por exemplo, visando orientar brasileiros na chegada e mostrar todo o seu roteiro do início ao fim.
  3. Como vamos ganhar dinheiro? Vamos lançar o serviço todo FREMIUM visando angariar usuários interessados pela solução. Ao longo do tempo vamos estudar quais funcionalidades que agregariam mais valor para esses usuários e se pagariam para ter acesso aos módulos PREMIUM. Neste primeiro momento o foco será no usuário, vamos fornecer um sistema funcional para o nosso segmento de cliente, que são usuários que sentem a necessidade de planejar detalhadamente sua viagem. Posteriormente podemos focar em explorar PUBLICIDADE de agência de viagens e trabalhar com a REMUNERAÇÃO DE AFILIADOS como blogueiros da área de turismos, fórum de discussão, dentre outras alternativas.

Conclusão

Aprendi que podemos lançar/validar um produto a cada semana se quisermos, para isto, basta que a equipe se preocupe somente com o necessário, ou seja:

  • CONSTRUIR, transformar ideias em produtos;
  • MEDIR, validar/mensurar como os consumidores reagem com a ideia;
  • APRENDER: perseverar ou pivotar se for caso.

 

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Felipe Martins ver postagens

Empreendedor inquieto apaixonado por negócios e internet. Na iBody Software, sou responsável pela gestão e novos negócios. Tenho interesse em compartilhar conhecimentos relacionados com os seguintes temas: negócios digitais, empreendedorismo, marketing digital, lean startup e inovação.