Presença Digital. Por onde começar?

22 agosto Postado por: Felipe Martins
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Para começo de conversa, vamos simplificar: presença digital é estar onde o usuário está. Mas, nem tão fácil como escrever isso é compreender como fazer.

O crescimento do uso digital só aumenta a cada dia, seja para se localizar no espaço, para comprar e até mesmo para se relacionar. Então, se sua empresa ainda não investiu numa presença digital, saiba que já ficou para trás na corrida pelo mercado.

Micro, pequenas, médias ou grandes empresas, não importa o tamanho. O importante é estar presente na Internet e disponível para que os clientes encontrem seus produtos e serviços de alguma forma. Se não estiver presente na rede é como se sua empresa não existisse.

Só que não resolve o problema se sua empresa criar um site, um blog ou estiver nas redes sociais, mas não trazer informações relevantes para o seu cliente, não se relacionar com ele. Criar um espaço digital apenas não basta, é preciso manter-se atualizado. E essa atualização pode ser feita pelo próprio cliente ou por uma empresa especializada.

No entanto, o que fazer e como fazer essa presença tem sido uma das grandes dúvidas na hora de se investir em marketing digital, que abrange a criação de ações de marketing na Internet. Como hoje são muitas as mídias de interação com os usuários existentes, é preciso saber a qual delas o seu negócio se adapta e onde o seu consumidor está para o sucesso de uma ação na web.

Os números não negam: a internet é o caminho. Uma recente reportagem divulgada pelo site oficial da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB) revelou que hoje, no país, um em cada três brasileiros já está conectado à Internet. Desse número, 79% fazem parte de redes sociais e são os que passam mais tempo navegando por elas, cerca de 6h20/mês.

Então, parta para a ação:

  1. Comece criando um site, um hotsite ou um blog, não só mostrando seus produtos e serviços, mas também o que sua empresa tem feito, novos projetos, crescimento da equipe, eventos, conquistas, etc. Divulgar novidades sobre seu negócio estimula o novo acesso dos clientes atuais, gera a participação dos usuários nos comentários e mostra para os novos clientes que a empresa está engajada, se especializando e melhorando para oferecer, cada vez mais, melhores serviços e produtos.
  2. Ampliar a possibilidade de que seu possível cliente te encontre e consiga visualizar as informações de sua empresa com mais facilidade hoje também é essencial. Por isso, invista em internet móvel. Um site bem desenvolvido já será bem visto pelos dispositivos móveis como: tablets e smartphones.
  3. Coloque sua empresa nas redes sociais. YouTube, Orkut, Facebook e Twitter ocupam lugar de destaque entre os usuários brasileiros. Todas elas serão pontos de contato que um consumidor potencial pode ter com sua empresa no ambiente digital.
  4. Outra ação que interfere na sua presença digital é buscar ser visto pelo Google, principal buscador do Brasil. Aparecer na primeira página do Google é uma garantia de que os seus potenciais clientes encontrem mais facilmente a sua empresa. Atingir as primeiras posições desse ranking exige uma boa divulgação da sua empresa, podendo ser feita com as soluções de links patrocinados(PPC)do Google e a otimização do site (SEO).

Enfim, são inúmeros os meios para cada empresa poder usar a Internet a seu favor que atingir um objetivo de comunicação e relacionamento com os clientes ficou mais fácil. O mais importante é estar presente para não perder as oportunidades de negócios que estão acontecendo – e crescendo – na web.
 

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Felipe Martins ver postagens

Empreendedor inquieto apaixonado por negócios e internet. Na iBody Software, sou responsável pela gestão e novos negócios. Tenho interesse em compartilhar conhecimentos relacionados com os seguintes temas: negócios digitais, empreendedorismo, marketing digital, lean startup e inovação.