Investir em Marketing Digital é uma questão de sobrevivência

22 agosto Postado por: Felipe Martins
4 Flares 4 Flares ×

Está na dúvida de como investir em marketing digital? Muitas vezes o marketing digital se for bem implantado pode contribuir no diferencial competitivo fazendo com que uma organização se destaque de outras concorrentes.  Ainda mais hoje, em um mercado cada vez mais global, cada vez mais exigente, é preciso buscar um diferencial. E com a grande força da internet, o marketing digital acaba se tornando não só um grande diferencial de competitividade, mas uma questão de sobrevivência.

Vamos explicar. Marcello Chamusca, professor do curso de Administração de Empresas e coordenador do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas da Faculdade Batista Brasileira (FBB) fez a seguinte afirmação para a Meio & Mensagem:

“A utilização do marketing digital já foi um diferencial competitivo, mas na virada do milênio. Hoje é, em alguns mercados e setores da sociedade, questão de sobrevivência. A depender do tipo de negócio, não podemos mais prescindir da utilização dos meios digitais nas ações de comunicação e relacionamento com os públicos estratégicos”.

E essa deve ser a realidade encarada pelas empresas: investir no marketing digital não é mais uma opção, mas sim uma obrigação se a empresa quer existir para o seu público.

Veja pelos números: o acesso à internet no trabalho ou em domicílios chegou a 58,6 milhões de pessoas em junho de 2011. Desse total, 45,6 milhões são considerados usuários ativos. Em janeiro de 2011, foram veiculadas 4,372 mil campanhas, criadas por 1,613 mil anunciantes por meio de 12,194 mil peças publicitárias. Em junho, esses números subiram para 5,738 mil campanhas, 2,211 mil anunciantes e 16,938 mil peças publicitárias. Esses números do AdRelevance (serviço do IBOPE Nielsen Online que rastreia a publicidade online) mostra que é preciso sim investir cada vez mais em marketing digital para colocar a sua marca ou empresa na concorrência.

Mas é preciso lembrar que neste novo contexto, com a internet e seus canais, os públicos possuem poder de mídia e participam do processo comunicativo produzindo e distribuindo informação. Por isso, marcas e empresas precisam estabelecer relações de comunicação com harmonia, sem gerar atritos e buscando satisfazer as necessidades do seus consumidores.  Esse cuidado pode realmente fazer com que a organização se diferencie de outras que não se portam dessa maneira.

Infelizmente muitas empresas ainda têm se preocupado mais com a visibilidade do que com os relacionamentos nas suas ações de marketing digital. Entendam: o ambiente online é essencialmente um espaço de compartilhamento e colaboração, por isso é preciso haver diálogo, interação e relacionamento.

Mas nunca se pode esquecer que toda ação de comunicação e relacionamento precisa de um plano de presença digital para que a mensagem atinja de forma correta o seu público. Visto que hoje muitos públicos só são atingidos pelas mídias digitais, sendo que já abandonaram as mídias tradicionais, como jornais e revistas impressos, o marketing digital é imprescindível e faz toda a diferença.

banner end post entre contato Investir em Marketing Digital é uma questão de sobrevivência

Autor

Felipe Martins ver postagens

Empreendedor inquieto apaixonado por negócios e internet. Na iBody Software, sou responsável pela gestão e novos negócios. Tenho interesse em compartilhar conhecimentos relacionados com os seguintes temas: negócios digitais, empreendedorismo, marketing digital, lean startup e inovação.