CRM – Canal de relacionamento com o cliente

10 dezembro Postado por: Felipe Martins
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O cenário contemporâneo, com todas as suas novidades, tem facilitado, e muito, o canal de comunicação de uma empresa com seus clientes. São tantas as ferramentas, que hoje em dia, ficou fácil compreender o cliente como indivíduo, com suas peculiaridades e anseios, e através disso, direcionar ações e experiências.

Acompanhar de perto um cliente para analisar seu comportamento é uma das vantagens das novas redes sociais. Hoje elas já são uma realidade e fazem parte de poderosas estratégias de marketing. Páginas como Facebook, Twitter, Pinterest, proporcionam contato direto com o público que se quer atingir, mostrando suas opiniões, grupos de amigos, interesses, lugares que frequentam, além de oferecer feedbacks de maneira rápida e verdadeira. Mas antes de ingressar em uma rede social, é muito importante a empresa ficar atenta ao seu próprio site, conferir se tem boa navegabilidade, além de oferecer também um blog como apoio, para que o cliente possa acompanhar as novidades, deixar dúvidas, comentários e até mesmo reclamações.

Além das redes sociais e novas mídias, existem softwares de gestão que automatizam o processo de integração entre cliente e empresa. O CRM (Customer Relationship Management) é um exemplo disso. Sua maior função é unir processos, pessoas e tecnologia. Ele coleta dados de diversos setores como gerência de venda, telemarketing, serviço de atendimento, necessidades atuais, entre outras, para que isto seja utilizado depois em ações de marketing.

Analisando tudo isso, podemos perceber que os canais de comunicação, principalmente hoje, com as redes sociais, novas mídias, caminham no sentido de promover aquilo que o cliente mais necessita e valoriza, um relacionamento direto e de credibilidade.

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Felipe Martins ver postagens

Empreendedor inquieto apaixonado por negócios e internet. Na iBody Software, sou responsável pela gestão e novos negócios. Tenho interesse em compartilhar conhecimentos relacionados com os seguintes temas: negócios digitais, empreendedorismo, marketing digital, lean startup e inovação.