Entenda o que é BYOD e quais são os desafios para o departamento de tecnologia

22 setembro Postado por: Felipe Martins
8 Flares 8 Flares ×

Hoje em dia é quase impossível viver sem um aparelho smartphone ou um tablet, tanto que em muitas empresas está surgindo um fenômeno que não terá mais volta o BYOD (Bring Your Own Device), que é o uso de aparelhos de funcionários na empresa, sendo que esta atitude pode facilitar e muito o trabalho desta geração, mas que ao mesmo tempo pode ser um grande desafio para as empresas, que devem criar um equilíbrio entre a segurança da empresa e a possibilidade de se trabalhar com o seu próprio aparelho.

Geração de trabalhadores modernos. Traga seu aparelho.

timthumb Entenda o que é BYOD e quais são os desafios para o departamento de tecnologia

A geração atual de trabalhadores é uma geração que pensa no futuro, mas que não pode abrir mão do seu aparelho tecnológico, ou seja, cada vez mais as pessoas estão trabalhando e olhando e-mails e redes sociais ao mesmo tempo.

A geração atual pode ser considerada uma das mais formadas e informadas, ou seja, enquanto que entram com um canudo de um diploma universitário na mão e na outra está um smartphone, que tem informações da empresa e informações pessoais e aí é que pode começar o problema.

Problemas e desafios. Ser liberal ou radical, eis a questão?

enterprise app development Entenda o que é BYOD e quais são os desafios para o departamento de tecnologia

O ganho de produtividade está nítido quando permitimos que os funcionários utilizem seus próprios aparelhos na empresa, mas o grande problema é que quando se começa a fazer funções profissionais no aparelho profissional, pois um dos maiores riscos que se ocorre é em relação a segurança das informações da empresa, sendo que o funcionário pode perder este aparelho ou até mesmo ser roubado.

O grande desafio das empresas é criar um meio termo entre o uso de aparelhos pessoais na empresa, ou seja, verificar as vantagens e desvantagens deste tipo de uso e fazer uma política que não seja tão liberal e nem tão radical, ou seja, criar um equilíbrio, pois proibir de vez o uso do aparelho não tem como, mas se pode criar regras em prol da segurança das informações e do bem estar do funcionário. A grande tendência é que a tecnologia jamais seja deixada de lado pelas pessoas, principalmente pelos funcionários da sua empresa.

Vídeo produzido pele CISCO sobre o tema BYOD. Super interessante

 

banner end post entre contato Entenda o que é BYOD e quais são os desafios para o departamento de tecnologia

Tags:

byod mobile

Autor

Felipe Martins ver postagens

Empreendedor inquieto apaixonado por negócios e internet. Na iBody Software, sou responsável pela gestão e novos negócios. Tenho interesse em compartilhar conhecimentos relacionados com os seguintes temas: negócios digitais, empreendedorismo, marketing digital, lean startup e inovação.